Texto por Colaborador: Redação 12/02/2020 - 18:34

O Tolima confirmou em casa, no estádio Manuel Murillo Toro de Ibagué, sua classificação para a terceira fase da Copa Conmebol Libertadores 2020. E, agora, irá medir forças contra um rival brasileiro, o quinto de sua história na competição: o Internacional de Eduardo Coudet, em um duelo que começará na Colômbia.

Em oito aparições no evento continental, ao longo de um período de 38 anos, o 'Vinotinto y Oro' já enfrentou antes o Grêmio, arqui-rival colorado, em 2007 (uma vitória de 1 a 0 para cada lado); o Corinthians, que eliminou na repescagem da edição de 2011; Cruzeiro, com quem jogou na fase de grupos do mesmo ano (2011), e o mais recente adversário, o Atlético Paranaense na edição de 2019.

O saldo até agora contra esses adversários é respeitável, estando ainda invicto em seus domínios. No total, em oito compromissos na Copa contra equipes brasileiras, o Tolima venceu três - todos como locais - e perdeu outras três, todos como visitantes, além de dois empates, um deles fora e outro em casa.

O clube soma também 54 jogos no maior torneio sul-americano, com 20 vitórias e 15 derrotas. Sua melhor campanha no torneio foi em 1982, quando a equipe jogou a fase semifinal contra o Olympia do Paraguai e o Cobreola do Chile.

A Conmebol deve oficializar nos próximos dias as datas e os horários dos duelos entre os dois clubes. O primeiro confronto será na Colômbia, enquanto a decisão será na capital gaúcha.