SCInternacional.net
18
Felipe Gutiérrez
Volante
Local de nascimento
Quintero/CHI
Ano de nascimento
10/08/1990
Peso
Altura
1,70

Carreira

Felipe Alejandro Gutiérrez Leiva, 26 anos, é chileno e começou a se destacar no futebol desde cedo. Aos 15 anos já jogava pelas seleções de base quando ainda era uma promessa do Everton, de Viña del Mar. Foi contratado pela Universidad Católica em 2009 e logo em seguida estreou, aos 18 anos, pelo time principal. No ano seguinte passou a ser peça importante no time e participou das conquistas de títulos nacionais. Foi eleito a principal promessa do futebol chileno em 2011.

Meia-atacante de origem, Gutiérrez também começou a atuar mais recuado ainda na Católica. Terminou o Torneio Apertura 2012 como goleador da equipe, com sete gols. No meio de 2012, após três temporadas consistentes, foi negociado com o Twente, da Holanda. Em sua primeira temporada completa (2013/2014) foi escolhido o craque do Campeonato Holandês e ajudou o clube a ficar na 3ª posição. O volante permaneceu na Holanda até 2016, quando era o capitão do Twente e foi negociado com o Bétis, da Espanha, após 108 jogos pelo clube holandês. Gutiérrez vinha disputando a atual temporada da Liga espanhola pelo Bétis. Foram 16 jogos, sendo 10 como titular, e um gol marcado.

Seleção Chilena

Estreou pela seleção chilena aos 19 anos, em amistosos preparatórios para a Copa do Mundo de 2010. No Mundial da África do Sul, mesmo não estando entre os 23 convocados, foi escolhido pelo técnico Marcelo Bielsa para integrar a delegação junto com outras 13 promessas do futebol nacional. Eles participaram dos treinos e puderam ser vistos mais de perto pelo treinador. Gutiérrez esteve entre os mais destacados e passou a figurar com frequência nas convocações. Participou da campanha da Copa América 2011.

Em 2012, fez seu primeiro gol pelo Chile, nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. No Mundial do Brasil, disputou quatro partidas. O volante também fez parte da seleção campeã da Copa América de 2015. Ele vem sendo chamado atualmente pelo Chile para os jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. No total, são 32 jogos pela seleção e quatro gols feitos.