O Internacional conquistou, com a equipe Sub-17, o primeiro título estadual desde a retomada do futebol feminino. A conquista aconteceu em uma campanha perfeita de sete vitórias, em sete jogos, 27 gols marcados e apenas um sofrido. A atacante Deise Maria, garimpada na peneira realizada pelo Internacional em Alvorada, no começo de março, ainda recebeu o prêmio de jogadora destaque da competição. Nos jogos finais, realizados durante todo o sábado em Porto Alegre, ela marcou cinco gols na fase final.

Depois de uma primeira fase impecável, na manhã de sábado, jogando na Academia da Brigada Militar, a equipe Sub-17 das Gurias Coloradas estreou com vitória por 5 a 0 sobre o Paumar, de Rio Grande. A atacante Duda abriu o placar, e aí abriu o caminho para Helena, Maju, Paula e Deise Maria garantirem a goleada.

A vaga na finalíssima foi confirmada em nova goleada à tarde, novamente no campo da Academia da Brigada Militar. Contra o Atlântico, de Erechim, as Gurias Coloradas aplicaram 8 a 1. E aí brilhou a estrela da Deise Maria. Ela fez quatro gols. Maju, Tata, Duda e Dani completaram a festa colorada que, àquela altura já contagiava a arquibancada.

O resultado provocou uma verdadeira mobilização até o Centro Esportivo da PUCRS. Seria lá que as meninas marcariam o primeiro capítulo glorioso dessa retomada do futebol feminino no clube. Pela frente, teriam as atuais campeãs estaduais do Pelotas, que também estavam invictas na competição.

Desde os primeiros momentos, a partida teve equilíbrio total. Se de um lado a equipe treinada por Tatiele Silveira conseguia o controle da bola e avançar com trocas de passes, a equipe pelotense tinha um perigoso contra-ataque. O alívio veio aos 25 minutos de jogo com a nossa zagueira artilheira Isadora. Ela subiu mais alto que todas na cobrança de falta erguida na área e testou com qualidade para o fundo da rede.

A partir do gol, a partida passou ao controle colorado. Foram pelo menos outras quatro grandes oportunidades de ampliar contra as adversárias que perderam a força. O 1 a 0 acabou garantindo o título gaúcho.

Pelo menos três das atletas que conquistaram o Estadual Sub-17, entre elas as recém convocadas à Seleção Brasileira: Helena e Isadora, estarão novamente em campo no próximo domingo, quando as Gurias Coloradas estreiam no Estadual adulto, contra o Estrela, no Interior.