As Gurias Coloradas garantiram, no final da manhã deste domingo (1/10), a classificação antecipada para a segunda fase do Campeonato Gaúcho de Futebol Feminino com a vitória por 2 a 1 sobre o Ijuí, jogando no Norte do Estado. Agora, o confronto com o Guarani, de Lajeado, no próximo domingo, poderá definir matematicamente a liderança do grupo com uma rodada de antecipação. 

O resultado em Ijuí traduz bem a dificuldade imposta pelas adversárias, e que foi superada pelo Internacional em um típico jogo de Gauchão. Muita marcação, jogadas divididas e pouco espaço para jogar e, como um ingrediente extra, o forte calor que antecipou o temporal do domingo. Nas arquibancadas, mais uma vez a torcida colorada fez a diferença e incentivou as meninas do início ao fim.

Empurradas pela torcida e mais organizadas taticamente, as Gurias Coloradas logo trataram de tomar o controle do jogo. Foram 30 minutos de domínio completo e oportunidades de gol que se sucediam. Aos 16 minutos, a superioridade se traduziu no placar. Em uma cobrança de falta da entrada da grande área, a zagueira artilheira Isadora cobrou com maestria para fazer o 1 a 0.

O gol não reduziu o ímpeto da equipe comandada por Tatiele Silveira, que mantinha a pressão a troca de passes sempre no campo ofensivo. O Ijuí, porém, mantinha-se bem posicionado atrás e, a partir dos 15 minutos finais da primeira etapa, começou a tirar proveito dos espaços deixados pelo Internacional. Aos 39, a equipe da casa teve a primeira oportunidade, em um contra-ataque que acabou contido pela defesa, mas levou preocupação para o intervalo.

Aos 16 minutos da etapa final, depois de um bate-rebate na área colorada, o Ijuí empatou o jogo. E aí, o que era um jogo intenso pela forte marcação, passou a ser uma partida truncada pelo excesso de faltas que impediam o avanço das Gurias Coloradas.

“Enfrentamos um jogo com marcação mais forte do que o habitual, contra uma equipe fisicamente bem forte. Durante todo o tempo, enfatizamos que o time precisava trabalhar mais a bola e ter paciência para encontrar os espaços”, diz a treinadora.

No intervalo, Tatiele já havia promovido duas substituições, com as entradas de Tessa e Letícia Sanches nos lugares de Ana Clara e Dani Zanolla. Após o gol de empate, no entanto, as mudanças vieram para dar mais gás ao time. As meninas Maju e Deise Maria, das categorias de base, foram ao jogo nos lugares de Thaís e Paloma Merlo.

Com mais velocidade, a equipe passou a buscar os espaços pelos lados do campo. Aos 36 minutos, Gabi Brito encontrou a brecha e cruzou com precisão, na cabeça de Letícia Sanchez. A atacante só cumprimentou para as redes, determinando o 2 a 1 que garantia a classificação colorada às quartas-de-final do Campeonato Gaúcho, com duas rodadas de antecipação.

No próximo domingo, às 15h, as Gurias Coloradas enfrentam o Guarani, de Lajeado, no Estádio da PUCRS.