Texto por Colaborador: Redação 08/09/2021 - 00:01

A atual edição do Campeonato Brasileiro poderá ganhar um atrativo a mais em sua reta final. Por conta da possibilidade real de times, que estão no G-6, conquistarem a Copa Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, não será surpresa alguma se a principal competição do futebol brasileiro terminar com um G-9.

Desde que o Brasil ganhou duas vagas a mais para a Libertadores, em 2016, o Brasileirão jamais teve um G-9. Caso vença os seus último jogo restantes para o encerramento do turno, o Inter ficará entre a sétima e nona colocação na tabela de classificação.

Veja os cenários de cada uma das competições (em negrito equipes atualmente acima da tabela em relação ao Inter:

COPA LIBERTADORES (semifinal)
Atlético-MG, Flamengo, Palmeiras e Barcelona de Guayaquil

COPA DO BRASIL(quartas de final)
Athletico-PR, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Santos e São Paulo

COPA SUL-AMERICANA (semifinal)
Athletico-PR, RB Bragantino, Libertad e Peñarol

Tomando como base as edições passadas, os times com piores desempenhos a conquistarem uma vaga para a Libertadores desde que o número de classificados via Brasileirão aumentou para seis foram Chapecoense, em 2017, e Santos, em 2020. Ambas somaram 54 pontos.

Para sonhar com uma vaga na Libertadores, o SCI precisará somar 1/3 a mais dos 23 pontos que já conquistou nas próximas 20 rodadas que restam no Brasileirão. A situação, no entanto, pode piorar dependendo do desempenho da parte de cima da tabela. Athletico (57 pontos), em 2016, Atlético-MG (59), em 2018, e Corinthians (56), em 2019, precisaram fazer mais do que 54 pontos para irem para as fases prévias da competição continental.

Lembrando que os os seis primeiros colocados se classificam para o torneio continental: do campeão nacional até o quarto lugar, todos vão diretamente para a fase de grupos. Na quinta e sexta colocação, respectivamente, os classificados disputam a pré-Libertadores. No entanto, a Copa do Brasil e a Libertadores mudaram este cenário. Cada uma das competições abre uma vaga direta na fase de grupos para seu vencedor. 

 

Categorias

Ver todas categorias

Tu apoia a mudança do escudo com a retirada da borda?

Sim

Votar

Não

Votar

590 pessoas já votaram