Texto por Colaborador: Redação 11/02/2020 - 00:00

Desde que a justiça suspendeu três torcidas do Inter envolvidas em uma confusão no entorno do Beira-Rio, no último jogo da temporada passada, em 2019, o pulsante estádio alvirrubro terá um desafio a mais nas próximas semanas. Isso porque partidas decisivas pelo Gauchão e Libertadores se avizinham e a presença da massa colorada para apoiar o time e criar uma atmosfera especial nestes duelos será de suma importância. 

Camisa 12 e Guarda Popular, as duas maiores organizadas vermelhas, foram punidas por 120 dias e não podem levar instrumentos nem faixas ou bandeiras. Não gostaríamos exatamente nem de entrar no mérito das punições, mesmo que, do nosso ponto de vista, é absurdo punir uma instituição por situações individuais, tal qual fechar o Congresso em casos de corrupção ao invés de punir os responsáveis que praticaram tais ilicitudes. Todavia, gostaríamos de propor o debate: como o Inter e sua imensa torcida podem tentar reverter isso com o restante do estádio?

A Academia do Povo enfrenta a La U e um Gre-Nal nas próximas semanas e estamos aqui, por meio desta coluna, fazendo uma convocação aos torcedores colorados que, ademais de lotar o Beira-Rio, acima de tudo tentem ajudar a equipe vermelha, passando confiança e uma boa atmosfera no Gigante durante os 90 minutos. Quando desembarcou em Porto Alegre, Chacho deixou claro que um dos motivos que o trouxe ao Clube do Povo foi por escolher um clube "passional", de "quilombos", como o mesmo Racing que comandou há dois anos atrás, famoso por sua torcida altamente flamejante. Ao contrário do que se diz, torcida para ele não ganha jogo, mas ajuda, sendo peça primordial nesse espírito de imposição de seus métodos, na totalidade de um contexto favorável e de imposição, força, determinação e agressividade. Klopp, no Liverpool, é famoso por isso, ao criar o mesmo sentido de coletividade entre todos em Anfield, após usar da mesma tática no Borussia Dortmund, mas nem precisaríamos ir tão longe, basta relembrarmos o clima de 2010 e 2006. 

O time de Eduardo Coudet tem apenas poucas semanas de trabalho, mas o clube já terá um desafio de fundamental importância para o decorrer da temporada, definindo quem sabe o futuro no ano. Como posso contribuir durante a partida? Como podemos ajudar a formar para esse clima de Copa durante o jogo? São perguntas que fazemos ao torcedor colorado. Que possamos compreender toda essa "semântica", dando o seu algo mais também na arquibancada do Beira-Rio.

Por anos a própria equipe do SCInternacional.net registrou vídeos e fotos desses momentos marcantes onde time e torcida criaram uma simbiose positiva, e mesmo que o remodelado estádio tenha diferenças físicas gritantes em relação ao velho concreto do Gigante, o principal, que é a presença física e anímica de cada um de nós nunca se alterou. É dia de Libertadores, em breve será de GreNal, mesmo sem instrumentos e bandeiras, nossa voz deve-se fazer ouvir.

Vamos juntos, unidos, pelo INTER! 

EDITORIA SCINTERNACIONAL.NET

Categorias

Ver todas categorias

Você gostou da 3° nova camisa do Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

1002 pessoas já votaram