Paulo Paixão, Coordenador da Preparação Física e Membro da Comissão Técnica do Inter, concedeu uma longa entrevista na tarde deste sábado (4) a Rádio GreNal. Falando sobre inúmeros aspectos relacionados ao momento colorado e sua impressão do vestiário, uma declaração, no entanto, chamou atenção: sua péssima avaliação do trabalho feito pela comissão anterior sob o comando de Miguel Angel Ramirez. Na visão de Paixão, o trabalho do preparador físico Cristóbal Fuentes era aquém do necessário para a exigência de um clube de topo do país. Confira os principais trechos:
Sobre o trabalho de Miguel Ángel Ramírez: “A filosofia de jogo que ele trouxe, não era para o Internacional no momento (...) O Coudet deixou um belo de um trabalho para o Abel. Tem que entender o que tem no grupo. Por isso o trabalho desse menino espanhol acabou não dando certo, era lento, sem intensidade. Nós temos que analisar tudo, encontramos um trabalho de intensidade baixíssima, onde não havia nível para disputar uma partida.”
Período sem atuar: “A parada muito longa não é boa, mas se tratando do fato dessa comissão não ter tido tanto tempo de só treinos, somente jogando, acaba sendo bom. Se a CBF nos questionasse o ideal, seria trabalhar uma semana e depois atuar quarta e domingo. Mas falar em ideal no calendário do Brasil é complicado.”
Sobre também exercer a função de Coordenador Técnico: “Eu estou gostando bastante, na preparação física já existe esse contato, mas agora ainda mais. Tudo que foi conversado comigo, está sendo possível realizar. Foi isso que eu queria, não ser aquele coordenador de sala. Gosto muito desse trabalho de contato direto com os jogadores, tanto em questão de ajudar mentalmente mas também em conduta. Não queremos deixar acontecer o que aconteceu no passado.”
Preparação física atual: “O trabalho do Fernando (Piñatares) está sendo muito bem feito. É um trabalho super organizado e bem feito.”
A mentalidade do grupo: “O Inter reuniu um grupo que tem sangue de campeão. O Inter perdeu o Brasileiro, não pela falta de qualidade, faltou um gol. O grupo tem qualidade. Quando cheguei fiquei apavorado com o que eu vi, de desenvolvimento e de trabalho. Agora não, o trabalho está crescendo. Tanto que quem estava comandando saiu.”
Atletas que estão em Seleções e impacto no retorno: “Toda vez que o atleta vai para a Seleção, ele leva um relatório dos últimos 15 dias. Foi o que o Edenílson e outros atletas fizeram. Se o atleta acaba não jogando, ele ainda treina. O problema existe se o atleta é convocado, não joga e ainda acaba não realizando nenhum trabalho. Ai é uma situação perigosa, mas não é este o caso que nossos atletas vivem.”
O que viu do grupo em sua chegada: “Quando você vai assumir uma equipe, você tem que saber a história desse clube. Li uma reportagem de que o menino que treinou e saiu, disse que se arrependeu. Você tem que saber a história desse clube e os jogadores que estão aqui, de acordo com suas características.”
Juan Manuel Cuesta: “Ele está constantemente treinando com a gente, ele tem uma condição excepcional. Pelo potencial, ele vai ser muito útil ao Internacional futuramente. O crescimento dele e de outros atletas, é espantoso. Tudo isso com a aplicabilidade do trabalho, pois a adaptação ao trabalho passado não estava acontecendo.”
Condição física de Heitor e Patrick: “Uma coisa é você não estar produzindo tecnicamente, outra é achar que o atleta está gordo. No grupo não existe isso, a primeira cobrança que se faz é física. Não existe isso, eles não estão fora do peso. Nós temos que analisar tudo, encontramos um trabalho de intensidade baixíssima, onde não havia nível para disputar uma partida. Do Patrick até ficamos sabendo dessa discussão de fora, mas do Heitor me surpreende. Nunca me omiti em lugar nenhum, não vai ser agora que vou omitir se algum atleta está acima do peso. Se não estaríamos enganando. Fazemos avaliação diária.”
Recuperação de Saravia: “Recuperação dele está excepcional. Ele terminou o dia hoje dentro do planejado. A ideia é que, se apresentando na segunda, integre o grupo e possa jogar na outra semana.”
29/03
03:29
Rochet seria o jogador mais "indignado" no vestiário após desclassificação: clima segue pesado
29/03
03:19
Belgrano deve ter casa cheia contra o Inter: venda abre para não sócios
29/03
01:12
Inter goleia e conquista primeira vitória no Gauchão Sub-17
28/03
18:20
Aránguiz será desfalque Colorado na estreia da Sul-Americana
28/03
18:00
Gurias finalizam preparação para duelo com o Corinthians, pelo Brasileirão Feminino
28/03
17:54
Robert Renan pede desculpas à torcida: "Triste por ter decepcionado o clube"
28/03
13:23
Quinta de treino pela manhã visando duelo na Argentina
28/03
02:16
LFF define negociar direitos do Brasileirão em pacotes e pode deixar Globo em maus lençóis
28/03
02:14
Abelão preocupado com formação de ex-clubes: 'se não vai ter base, fecha'
28/03
01:55
Alário avança em recuperação e se aproxima de retorno
28/03
00:00
Gurias goleiam e seguem invictas no Brasileirão Sub-20
27/03
20:21
Oposição mostra força e vence eleição para presidente do Conselho Deliberativo
27/03
19:44
Quarta de trabalhos físicos e técnicos visando estreia na Sul-Americana
27/03
19:00
Inter estabelece critérios para contratação de novo técnico das Gurias Coloradas
27/03
18:22
Coudet planeja mudanças no Inter após eliminação no Gauchão
27/03
13:24
Borré retorna ao Inter após pausa para jogos internacionais
27/03
12:25
Imprensa fala sobre a situação de Robert Renan após eliminação no Beira-Rio
27/03
01:47
Vestiário conturbado e muitas reuniões: Inter faz Mea culpa e impõe medidas