Texto por Colaborador: Redação 04/01/2021 - 00:40

Dos 47 times que vão disputar a Libertadores de 2021, 29 estão garantidos (veja a relação completa mais abaixo). Nesta semana, alguns deles asseguraram a vaga no torneio continental, e um deve chamar atenção: o Always Ready. Campeão boliviano no último dia de 2020, o time de El Alto joga a 4.070 metros acima do nível do mar.

O Always Ready conquistou o Apertura do Boliviano após vencer o Nacional Potosí por 2 a 0 na última quinta e levou um título nacional depois de 63 anos. O clube disputou a Libertadores apenas uma vez: em 1968.

A equipe do técnico argentino Omar Asad manda seus jogos no Estádio Municipal de El Alto, o mais moderno da Bolívia, inaugurado em 2017. Em 2019, um árbitro morreu após sofrer parada cardíaca em uma partida no local.

A arena nunca foi utilizada na Libertadores e é a que fica em maior altitude de todas as primeiras divisões do continente. Em 2019, um árbitro morreu após sofrer parada cardíaca em um jogo em El Alto. Na atual edição, o local mais alto a sediar uma partida foi o estádio Guillermo Briceño, em Juliaca, no Peru, a 3,8 mil metros, para Binacional 2 x 1 São Paulo, pela fase de grupos.

Com o título boliviano, o Always Ready está garantido na fase de grupos da Libertadores e pode estar no caminho de algum dos representantes brasileiros. Além da equipe de El Alto, também asseguraram vaga o The Strongest, o Bolívar e o Royal Pari na Bolívia.

Nesta semana, outras três equipes foram campeãs nacionais na América do Sul: o Barcelona de Guayaquil venceu a LDU nos pênaltis na decisão e levou a Serie A do Equador, e o Olimpia ganhou do Guaraní-PAR, também nas penalidades, e conquistou o Clausura do Campeonato Paraguaio. No último domingo, o América de Cali conquistou o Campeonato Colombiano.

A Libertadores de 2021 tem previsão de início no dia 17 de fevereiro, com sua primeira de três fases prévias. Apenas Brasil, Chile e Uruguai ainda não definiram nenhum de seus representantes.

Confira os 29 classificados:
(* equipes garantidas na fase de grupos)

ARGENTINA
Boca Juniors*, River Plate, Racing, Argentinos Juniors e Vélez Sarsfield

BOLÍVIA
Always Ready*, The Strongest*, Bolívar e Royal Pari

COLÔMBIA
América de Cali*, Santa Fe*, Junior Barranquilla e Atlético Nacional

EQUADOR
Barcelona-EQU*, LDU*, Independiente del Valle e Universidad Católica

PARAGUAI
Cerro Porteño*, Olimpia*, Libertad e Guaraní

PERU
Sporting Cristal*, Universitario*, Ayacucho e Universidad César Vallejo

VENEZUELA
Deportivo La Guaira*, Deportivo Táchira*, Deportivo Lara e Caracas

Fonte: GE

Categorias

Ver todas categorias

Miguel A. Ramírez é o nome certo para comandar o Inter?

Sim

Votar

Não

Votar

669 pessoas já votaram